quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Enquete: Curitiba, uma cidade segura?

Curitiba, 9 de Março de 2010




Vistos dos olhos de quem não mora em Curitiba, a cidade modelo é realmente um modelo de segurança, porém essa questão é contraditória. Índices revelam que Curitiba não esta mais segura, a violência medida pelo número de roubos ocorridos cresceu, em média, 12% ao ano. É um índice seis vezes maior do que o crescimento da população.                                                                                                                                                                             
No mês de Março deste ano, uma pesquisa foi feita perguntando se consideravam Curitiba segura. Para Luis Damaceno, morador do bairro Vista Alegre, a cidade está cada vez mais violenta, relatou que já foi assaltado na esquina de casa e que por ser pedreiro e estar com suas roupas de trabalho sofreu preconceito pela policia ao dar queixa. Jair Baluz, office boy e morador do Bairro Alto comentou, “No meu bairro é pior, é muito assalto, muito drogado e sem nenhum policial por perto. Lá só assaltam por motivo da droga”, disse também que já foi assaltado 3 vezes, mas não no bairro em que reside e sim no bairro em que trabalha, no centro da cidade, prestou queixa onde a policia conseguiu capturar um assaltante e seus pertences roubados.                                                                                                                                               
Já Cristiana Camargo disse que esta questão é parcial, moradora do bairro Batel observou, Há lugares em Curitiba que você vê que a cidade tem uma segurança a mais e outros lugares não. Como meu bairro é um bairro em termos ‘nobre’, os assaltantes visam mais assaltos aqui nessa região, mas na cidade por completo há esse grande índice de violência”, contou também que foi assaltada uma vez, onde a abordaram na saída de seu prédio. Rodrigo Alves professor e residente do bairro Ahú tem a mesma opinião que Cristiana, “Cada bairro possui uma estrutura diferente e um aglomerado de classes sociais diferentes. Enquanto em algumas regiões as condições de moradia são precárias por falta de recursos e investimentos, prejudicando com isso a segurança e o conforto de moradores, em outras a estrutura é bastante desenvolvida ao ponto de oferecer aos residentes, tranqüilidade o suficiente para que possam seguir cotidianamente sua rotina sem se preocuparem.”                                                           
A última pergunta da entrevista, para todos teve uma resposta unânime. Qual seria a mudança ideal em relação à segurança, e a resposta foi evidente, aumentar o número de policiais na cidade.                                                                                    
Feito por: Náthalie Sikorski