Teatro amador de Laércio Ruffa
Em coletiva o diretor conta sobre sua nova peça, Miguilim
O grupo amador de teatro Tanahora, comandado há 22 anos pelo diretor Laércio Ruffa, é o mais antigo mantido por uma instituição de ensino particular do estado do Paraná, Pontifícia Universidade Católica. Este conta com 12 atores, além de alunos de outros cursos da Universidade que participam das montagens.
No dia 23 de outubro, o grupo irá estrear a peça Miguilim, baseada na obra de Guimarães Rosa. Na coletiva realizada na última segunda-feira, 27 de setembro, Ruffa comentou não somente sobre o novo trabalho, mas também curiosidades da carreira teatral.
Em 1988 Laércio mudou-se de São Paulo para Curitiba e ao ser questionado sobre esta mudança, o diretor falou que tudo acontece em SP, o movimento cultural é muito mais intenso do que na capital Paranaense, porém vê esta como uma cidade que não pensa comercialmente e sim, artisticamente.
A peça Miguilim é composta por 15 atores, 12 atores que fazem parte da companhia, e três crianças que foram selecionadas por testes. Ruffa, afirmou que “Por serem primos que fazem os papeis principais, foi muito mais fácil, eles tem consciência de que se não estiverem bem entrosados, o grupo inteiro também não estará”.
Ao final da coletiva, o diretor comenta que teatro se faz em qualquer lugar, basta ter coragem, atitude e vocação. E ainda incentiva quem quer seguir a carreira.
![]() |
O diretor Laércio Ruffa |
Trajetória
Laércio Ruffa é graduado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes, mas não praticou a profissão se dedicando apenas a arte cênica.
Em 1988 começou a dirigir o grupo TANAHORA que como diretor, levou o grupo a vários festivais pelo Brasil e no exterior.
Atualmente, Ruffa trabalha na PUCPR como Coordenador de Bacharelado em Teatro.
Feito por: Náthalie Sikorski e Rhaissa Sizenando